segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Livro: Qual é a tua obra?

Esse livro foi escrito pelo filósofo Mario Sergio Cortella. O livro trata de questionamentos sobre gestão, liderança e ética.

O inicio do livro é um convite a reflectirmos sobre certos valores que estão presentes em nossa sociedade nos dias atuais. Para o autor, existe uma angústia muito grande dentro das pessoas e que está levando-as a se questionar o que estão fazendo com suas vidas e qual o verdadeiro significado de tudo isso.

O autor resgata trechos da história para explicar o significado de certos comportamentos em relação ao trabalho como a associação do trabalho como um castigo, um fardo ou uma provação.

A humildade é colocada como um dos valores a ser resgatados pela sociedade. Reconhecer que não sabemos tudo e que dependemos de outras pessoas para sobreviver. Um dos capítulos do livro é dedicado a importância de não se saber tudo (O lado bom de não saber) e condena aqueles que fingem que sabe. Aqueles que tem certeza de tudo. Gente que tem certeza de tudo não evolui, não inova, não cresce. Gente que não tem dúvida só é capaz de repetir e repetir em um mundo em constante mudança não é uma boa atitude.

Reconhecer que não sabe tudo leva você a querer evoluir, a buscar novos conhecimentos, a arriscar mais. Arriscar mais pode levar a erros, erros que devem ser corrigidos e não punidos. O que se pune é a negligência, desatenção e o descuido.

PS: Ainda não terminei de ler o livro mas resolvi postar por ser um livro excepcional, fica aqui uma dica para quem quiser ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário